Transformação Digital 1/3: Pequenos passos para resultados expressivos

Atualizado: 25 de jul.

Um dos grandes desafios que o varejo enfrenta atualmente é descobrir como criar e manter conexão com o consumidor nos ambientes on e offline. Em tempos de relacionamentos digitais, os clientes estão socialmente conectados e é necessário aprender a lidar com essa realidade.



Foto de cliente feliz por ter tido excelente experiência de consumo relacionamento
Transformação digital

O impacto da transformação digital no comportamento das pessoas tem resultados bem perceptíveis: compras pelo celular cada vez mais frequentes, consumo de conteúdo para saber mais sobre o produto ou serviço, transações realizadas via whatsapp e instagram, entre outros novos hábitos.


Conforme definido pelo antropólogo Jamais Cascio, a sociedade atravessa, atualmente, a era do mundo BANI, que traduzido do inglês representa frágil, ansioso, não linear e incompreensível. Com base nesse comportamento, a transformação digital torna a empresa ágil e capaz de se adaptar a eventuais instabilidades.


As empresas que compreenderem as tendências e adaptarem suas estratégias de comunicação terão mais chances de criar novas oportunidades e construir relacionamentos bem sucedidos e significativos com seus clientes.


Iniciar o processo de transformação digital no seu negócio é mais simples do que parece e consiste em abrir as portas para uma mudança de postura, através da restruturação de processos e da adoção de uma cultura digital, sem perder de vista o principal objetivo de qualquer negócio: atender às necessidades e desejos dos clientes.


Desenvolver o mindset digital, para aproveitar as tendências, proporciona a oportunidade de capacitação a respeito da transformação digital. Fomentar iniciativas que permitam aos colaboradores se abrirem ao novo e mudarem a visão sobre a atuação no negócio. Mais do que novas habilidades, a transformação digital é consequência de uma transformação cultural e individual.


Otimizar processos é necessário para que os negócios se adequem a essa transformação. É preciso ser assertivo e fluido e o uso de tecnologia e ferramentas adequadas pode ajudar a antecipar cenários, fornecer dados úteis e possibilitar a tomada de decisões de forma mais ágil.


Entre as vantagens apontadas pela implementação da transformação digital, as mais frequentes são o aumento do faturamento/vendas (74%) e do engajamento do consumidor em canais digitais (62%). Além disso, 63% dos negócios perceberam uma melhora da experiência do consumidor, que implica em um melhor relacionamento e fidelização.


E aí, o que mais falta para você embarcar nessa jornada? A DeepDive é a sua parceria de negócio e está ao seu lado para facilitar nesse processo. Temos várias soluções que se adaptam ao seu negócio, pensadas e desenhadas para prestar todo o suporte. Quer saber mais sobre a nossa Trilha de Transformação Digital? Entre em contato conosco.