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Case study - Loja do Natal: um e-commerce de decoração natalina para a C+E

Atualizado: 1 de set. de 2022

A solução para os problemas de um negócio pode ser justamente a criação de um novo negócio, idealizado estrategicamente para resolver a situação.



Case C+E decoração de natal


A C+E Criadores de Experiência é uma empresa que se destaca na criação de vivências únicas, especialmente em shopping centers. Há mais de 25 anos, a marca se especializou no desenvolvimento de instalações sofisticadas, especialmente com as decorações de natal, um espetáculo aguardado todos os anos.


A C+E desejava movimentar seu estoque de decorações natalinas para um novo público, fazendo valer a qualidade dos materiais e valorizando seus investimentos em armazenamento e inventário. Com tudo organizado, era preciso encontrar a melhor estratégia para alcançar um novo público consumidor, para além dos serviços para shoppings e eventos que a marca se especializou em criar.


Em busca de desenvolver essa tarefa com eficiência, fomos convidadas para desenhar um serviço a altura destas demandas, trazendo a magia do natal para a casa das pessoas. Embarcamos no processo ao lado da C+E com foco em inovar e destacar suas singularidades no mercado.


Assim nasceu a Loja do Natal

Nossa proposta para a C+E foi a criação da Loja do Natal, um e-commerce especializado na venda de artigos para a época.


A proposta destaca principalmente a qualidade das decorações, para um público refinado que deseja encantar as festas com praticidade e curadoria especializada. Assim, valorizamos a experiência de longa data da C+E, destacando o diferencial da marca no mundo das decorações de natal. O padrão de produtos é o mesmo dos exigidos pelos shopping centers de todo o país que encantam o público com iluminações e enfeites luxuosos para experiências inesquecíveis.


Ao sugerir uma loja virtual, criamos uma opção sem grandes custos operacionais para a organização. Não foi preciso investir em espaço físico e a marca já possuía um estoque de itens armazenados e inventariados, prontos para se transformarem em um catálogo rico de produtos do e-commerce.


Para fazer a Loja do Natal acontecer era preciso trabalhar com uma logística de entrega, atendimento e segurança digital, o que tomou grande parte da pesquisa por parcerias estratégicas. Com investimento estratégico, se tornou possível escalar o negócio, aproveitando ao máximo a estrutura existente, e valorizando os investimentos anteriores da empresa.


As personas definidas para o negócio refletiam clientes que gostariam de comprar decoração natalina de alto nível, com inspiração no que veem nos shoppings nos finais de ano. Além disso, condomínios residenciais e comerciais poderiam encontrar na Loja do Natal itens de decoração profissionais, com curadoria elaborada por uma empresa especializada.


Do piloto ao modelo de negócios

Trabalhamos em duas fases com a Loja. A primeira foi o estabelecimento de um projeto piloto, um MVP desenhado para avaliarmos a aderência do projeto junto ao cliente potencial. Também realizamos um workshop de co-criação com o time da C+E e trabalhamos em parceria com uma agência de mídia e marketing digital. A experiência inicial durou 45 dias e as premissas de sucesso foram validadas para o desenho de um novo negócio da C+E.


Os resultados coletados no projeto foram favoráveis e validados, o que abriu espaço para a sua segunda fase: a estratégia de negócio para o lançamento oficial da Loja do Natal em 2022. Foi a hora de fundamentar o plano desde as suas estruturas até os pontos de interação com o público.


Entregamos para a C+E um projeto completo para a operação da Loja do Natal. Sugerimos uma plataforma coerente com a área de atuação da empresa e definimos funcionalidades indispensáveis para um e-commerce, como a logística para entrega de produtos ou a integração segura com meios de pagamento digitais.


Nosso desenho também inclui ecossistemas de soluções e fornecedores, perfis de clientes, propostas de valor e estratégias de comunicação e marketing. Todos esses elementos foram organizados em um plano tático de ação que já orienta a implementação da proposta.


A loja do Natal tem inauguração prevista para agosto de 2022 e seguimos lado a lado no suporte e colaboração para fazer deste projeto o sucesso que merece.


Em nossa busca constante por inovação e disrupção, achamos na DeepDive a parceira perfeita para conduzir nosso processo de transformação digital. Trazer a visão provocativa e desafiadora para o nosso negócio gerará frutos incríveis para que possamos continuar liderando na criação de experiências únicas e memoráveis!

Sérgio Molina | Fundador e CEO da C+E


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