2 anos de pandemia

O título desse post poderia ser “Acabou a pandemia. E agora?”, mas seria muita presunção nossa querer adivinhar a próxima investida do Coronavírus, não é mesmo?


A verdade é que, na maioria das capitais brasileiras, as máscaras de proteção estão sendo dispensadas – primeiro em locais abertos, mas, em algumas cidades, também em locais fechados* – e começa aquele sentimento de que tudo está voltando ao que era antes da pandemia.


Mas não se iluda... tudo mudou!

Segundo um estudo publicado essa semana pelo Google, o Brasil está com índices recordes em desemprego e desigualdade. Mais da metade dos brasileiros tiveram sua renda reduzida. Além disso, temos que lidar com o luto coletivo pelas perdas causadas pelo COVID, com o aumento em 2 vezes da evasão escolar em 2020 e com o menor índice de felicidade das últimas décadas. Isso é muito!!!

Esse contexto leva a um número menor de consumidores financeiramente disponíveis e a uma explosão de competitividade. Os esforços do mercado se viram para as mesmas pessoas e, dessa forma, adquirir consumidores se torna cada vez mais caro e difícil. Esta é a semente de uma grande mudança de mindset: quando o custo de aquisição encarece, a retenção dos consumidores atuais se torna mais importante. É preciso inventar novos negócios para atender os mesmos clientes com maior frequência.


Vejam nesse post outros destaques do estudo do Google “O novo tripé da relação com os consumidores”.




E, se durante esses dois anos de pandemia você apenas reagiu às mudanças de forma não sistemática ou mesmo desestruturada, apesar de parecer tarde, a boa notícia é que ainda dá tempo de agir! E a DeepDive pode ajudar a sua empresa nesse processo. Você pode agendar uma reunião conosco através desse link: https://bit.ly/35Rts7c


*as máscaras devem continuar a ser utilizadas em meios de transportes de uso público e em equipamentos de Saúde (hospitais, clínicas, farmácias etc). Informe-se das regras da sua cidade.


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