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Varejo profundo e movido a dados

Atualizado: 25 de jul. de 2022


A pandemia chegou mudando tudo ao nosso redor, mas na transformação digital das empresas ela foi implacável. Na América Latina, as vendas de e-commerce aumentaram 54%, e no Brasil, 61%. Tudo está acontecendo mais rápido, mudanças que levariam anos ocorreram em meses e, por isso, este é o momento de focar nas oportunidades.


Pessoa escolhendo peças de roupa (varejo) através de dados na tela

Uma pesquisa do Google em parceria com o Boston Consulting Group (BCG) mostrou que apenas 2% das empresas brasileiras estão no último estágio da maturidade digital: o MULTIMOMENTO.


Os desafios para alcançar este nível de maturidade são muitos, a começar pela pressão tecnológica e pela resistência à mudança. Acompanhar a evolução da tecnologia, criar um novo modelo de negócio e cultivar a mente aberta para a transformação é o caminho para construir a base da maturidade digital e começar a reimaginar o futuro que todos nós queremos ver.


Mas, por onde começar?

Na transformação digital, quando um experimento é bem-sucedido, este deve alimentar todo o roadmap de iniciativas previstas no plano de digitalização. É necessário manter o equilíbrio entre o investimento em excelência operacional e a descoberta de novas possibilidades atuando, ao mesmo tempo, em duas frentes:

1. Foque em administrar e melhorar modelos de negócio que já existem. Você deve limitar a incerteza, usando modelos conhecidos para atender clientes conhecidos.

2. Teste e avalie novas proposições de valor e modelos de negócio. Este é o seu portfólio de exploração, que se concentra em descobrir novas formas de atender seu mercado, ou seja, crescimento futuro.


E não esqueça dos principais ingredientes dessa receita: FLEXIBILIDADE, AGILIDADE, ADAPTABILIDADE E VELOCIDADE.


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